sexta-feira, 9 de maio de 2008

23 Maio, Sexta



"Falhar" de Samuel Beckett
S.O.T.A.O. , Instituto Ciências Bio-médicas Abel Salazar, U.P.
encenação de Pedro Estorninho
dia 23 Maio, Sexta



Sinopse:
"Errar...voltar a errar, para errar melhor."
Samuel Beckett

Pois trata-se que começámos a respirar mal, o incómodo instala-se, surgem bactérias, o receio chega por mãos alheias, urge tratar tudo com uma certa (clínica) urgência.
O vidro quebra-se, os compostos fazem-lhe a vez, até a palavra, essa mesmo que tanto nos apraz, está digamos a ser trabalhada. Um futuro promissor não concordam, um futuro limpo higienicamente bem tratado, sem nuvem alguma a perturbar, onde poderemos pintar o céu de azul como disse a canção, porque sim, lá chegaremos. Como o verbo, este existente já não serve as (in) competências exigidas.
Não seremos nós certamente a levantar fumaça, não seremos os insurrectos, pois não precisamos, e que a fumaça nunca a tínhamos apagado e a palavra iremos usá-la sem receio de um tratamento a desinfectante, colocaremos os nossos silêncios, nem que o sejam ou estejam a gritar mais alto a tal palavra do poeta, aquela que ele escreveu nas mesas da escola e na areia, aquela palavra que todos nascemos para conhecer.
Mas, se estas não forem razões suficientes para ver ou fazer Beckett, estaremos aqui expectantes, não pacientes mas sim expectantes, que mais alguma voz se levante em tomada de posição e se junte.
Estes textos porque sim, porque como há pouco foi dito, começámos a respirar mal.

O Encenador,
O SOTÃO,
E quem mais subscrever.


Ficha Técnica:
Encenação: Pedro Estorninho
Tradução: Miguel Esteves Cardoso | Francisco Alves
Interpretação: Tiago Castro, Adriano Barrias, Ana Maria Coelho, Inês Pinto Machado, João Castelões, Ricardo Gil Pereira, Pilar Machado, Natália Prata, Luísa Fidalgo, Maria Furtado, Mariana Consciência
Pianista: César…

Agradecimentos:
AEICBAS, ICBAS, Teatro Plástico