sexta-feira, 9 de maio de 2008

18 Maio, Domingo



“Conflitos” de Pedro Mendes

Gatué – Grupo Académico de Teatro da Universidade de Évora
encenação de Pedro Mendes
dia 18 Maio, Domingo



Sinopse
“Conflitos” é um espectáculo original criado a partir de vários autores e conceitos sobre teatro físico. O “Alfabeto Corporal” de Zygmunt Molik, os princípios teóricos defendidos por Jerzy Grotowski e a experiência do encenador da peça nesta área são as bases fundamentais deste trabalho.
Neste espectáculo a comunicação é quase sempre realizada através do corpo, sendo a fala um meio para alcançar a imaginação do espectador.
“Conflitos” vive e sobrevive daquilo que se passa entre os actores/personagens.
Dois homens e duas mulheres revelam aquilo que realmente sentem, deixando de lado as normas desta sociedade hipócrita. Um manicómio, uma família, pessoas, uma casa... enfim, o onde e o quem não são o mais importante neste tratado de indignação teatral.
Aqui reina o absurdo extremo de situações quotidianas aliadas a uma ambiência musical algo distante no tempo.
Sentir, é neste teatro, um pré-requisito. Ver e deixar-se levar uma condição.
Procura, escuta, fisicalidade, emoção, memórias, objectos, mortes, corpos e sorrisos constituem parte do leque de momentos mágicos refugiados neste tempo.

Ficha Técnica:
Conflitos – Espectáculo original
Direcção, Criação, Música – Pedro Mendes
Intérpretes – Cláudia Medeiros, Margarida Duarte, Mário Cortinhas, Rui Fernandes.
Textos – António Torrado, B. Brecht, Pedro Mendes, José Luís Borges e Federico Garcia Lorca.


Historial do GATUÉ
O GATUE, nascido do extinto Teatro da Universidade de Évora (T.U.É.), foi fundado em 1996 visando fomentar a diversidade teatral na cidade de Évora, com vista à apresentação a público de textos inéditos dos estudantes da Universidade de Évora e de experimentar novas abordagens ao texto clássico e contemporâneo. Assim, este grupo, com doze anos de existência conta com Catorze produções realizadas.
Em 1996 o grupo levou à cena Aonde, aonde? A partir de diálogos «Jacques le fataliste» de Diderot e, na temporada de 1997/1998 estreou a peça intitulada Será já noite? da autoria de Jean Pierre Sarrazac, ambas com encenação de Tiago Porteiro. Cuidado com o espírito Santo, texto de autoria dos membros do GA TUÉ, estreou em Maio de 1998 com encenação de João Sérgio.
Actores de boa fé, de Marivaux, foi a peça que o grupo levou ao palco em 1999, com sucesso que excedeu a vários níveis as iniciativas dos anos anteriores, com encenação de Tiago Porteiro. Em 2000, foi desenvolvido um projecto intitulado «Oficina de Experimentação», onde foi apresentado o projecto Cenas de Amor de Fernando Silva, ficando a encenação ao cargo do GATUÉ e que o grupo levou ao III Ciclo de Teatro da Beira Interior. A par deste trabalho, o GATUÉ apresentou" Nunca Nada de Ninguém" da autoria de Luísa Costa Gomes encenação de Figueira Cid, que contou com uma representação no Festival F.A.T.A.L. em Lisboa. Co-organizou em parceria com o Instituto Franco-Português, a Embaixada de França e a Universidade de Évora, o 1º Encontro de Teatro Universitário Francófono. Em 2000, surge A Máquina dos Sonhos uma animação resultante de um atelier realizado por Osvaldo Maggi.
A partir de uma adaptação da obra «Capitães da Areia» de Jorge Amado, o grupo retoma a «Oficina de Experimentação» e é realizado o espectáculo em Junho de 2001.
Em 2002, estreia a peça Os Nomes Que Faltam de Carlos Alberto Machado, encenação de Tiago de Faria, na Casa da Cultura em Beja, passando, posteriormente, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
Nesse, mesmo ano, co-produziu com o grupo Tempo-Cão, o espectáculo Catastrofismo de Rita Ferreira, dirigido pela autora, conjuntamente, com Ana Luzia Cavaco e António Lopes.
No ano lectivo 2003/2004, o G.A.T.U.É. produziu dois espectáculos originais, Eseneg e Ad Libertatem encenados por Lília Parreira e Carlos Lopes, respectivamente. Estes dois espectáculos estiveram em cena até ao ano lectivo seguinte.


Ao longo do primeiro semestre do ano lectivo 2006/2007 o G.A.T.U.É. procurou dinamizar o teatro académico através de vários pequenos espectáculos.

Agenda de actividades 2006/2007
03-10-2006 Inicio das actividades/ensaios do GATUÉ (Nos Teus Sonhos, texto e encenação de Mara Guerreiro);
11-11-2006 GATUÉ apresenta: animação no Redondo no âmbito do projecto Um Dia Pela Vida;
13-12-2006 GATUÉ apresenta: animação na Residência António Gedeão;
14-12-2006 GATUÉ apresenta: Pedro Salvador (concerto);
15-12-2006 GATUÉ apresenta: animação em Arraiolos no âmbito das festas de encerramento do 1º período escolar;
27-03-2007 Estreia do espectáculo Nos Teus Sonhos, no Convento do Carmo, Évora.
24-03-2007: GATUÉ apresenta: animação em Arraiolos no âmbito do dia mundial do
Teatro na Casa das Artes;
27-03-2007- GATUE apresenta Nos Teus Sonhos nas comemorações do Dia mundial do teatro na cidade de Évora Sociedade Dramática Eborense, organização da câmara municipal e do C.E.P.I.A.

2007 - 2008
Sob a direcção de Pedro Mendes, o grupo, inicia a criação de mais um espectáculo original, “Conflitos”, ainda em ensaios.