sexta-feira, 9 de maio de 2008

21 Maio, Quarta



“Última Hora” de Lara Morgado

X-Acto, Faculdade de Psicologia da U.P.
encenação de Lara Morgado
dia 21 Maio, Quarta



Sinopse:
Uma mulher sequestra um grupo de actores no final de um espectáculo. o que estes actores têm que descobrir estará na base de todo o enredo. Os actores têm uma hora para descobrir o que a sequestradora quer, se no fim desta hora eles não forem capazes de descobrir, morrem. As emoções entram em conflito e toda as dimensões da vida são questionadas.

Ficha Técnica:
Texto e encenação: Lara Morgado
Elenco: Ana Guinea, Carolina Mendes, Isabel Amorim, Gisela Borges, Miguel Martinho, Raquel Marques, Sara Silva, Sofia Cavadas, Tiago Neves
Design gráfico: Alexandre Rola

Historial do X-Acto:
Há sete anos atrás, foi criado um grupo de teatro designado X-Acto. A ideia de base deste grupo era de romper com uma tendência quase coerciva de dependermos do que os outros já disseram. Era este universo de citações que nos acompanha em vários domínios que se pretendia contrariar. Foi esta ideia que fez aparecer a primeira peça designada “Calei-me para me ouvir falar”. O inesperado sucesso que a peça alcançou impulsionou o grupo no ano seguinte para a elaboração da segunda peça, desta feita intitulada “Desvio Padrão”, que viria a ter também uma enorme aceitação por parte do público, de onde surgiram inúmeros pedidos de mais apresentações, situação que não foi possível pela inexistência de recursos financeiros e logísticos. No ano seguinte, surgiu um novo projecto que trouxe para público espectadores sem qualquer grau de parentesco com os actores, marcando uma viragem ao nível da divulgação do grupo. Apareceu, então, "O Coleccionador de Conversas".

Em 2004 levámos à cena “A terra não é redonda”, que viria a ter bastante visibilidade. "Um quarto de vida”., esteve em cena no ano seguinte, consolidando a consistência que começou a incorporar o X-Acto. A última produção intitulou-se “Contracções”. Este ano apresentamos “Corpo Presente”.

Apoios:
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP (FPCEUP)
Associação de estudantes da FPCEUP